AMS dating lime mortar

Datação Por Radiocarbono de Argamassa de Cal

Não recomendamos a datação da argamassa de cal propriamente dita, mas apenas dos materiais orgânicos recuperados da mesma.
Recipiente recomendado
Saco plástico com fecho, estilo Ziplock (embrulhar amostras pequenas em alumínio para evitar esmagamento durante transporte)
Recomendamos que o envio das amostras seja realizado em pequenas caixas sempre que possível (em vez de usar envelopes) para proteger a integridade física das amostras.
Favor consultar o laboratório sobre a quantidade de amostra necessária em relação aos materiais orgânicos encontrados na argamassa de cal.

Obs – As taxas incluem medições de δ13C, relatórios de garantia de qualidade, calibração de calendário quando necessária, acesso eletrônico permanente a resultados anteriores e análises em andamento.

Pré-tratamento – É importante compreender os pré-tratamentos aplicados às amostras, visto que os mesmos afetam diretamente o resultado final. Fique à vontade para entrar em contato conosco para discutir sobre os pré-tratamentos ou solicitar que entremos em contato depois que os mesmos tenham sido feitos (e antes da datação).

Duas Maneiras de Datar Argamassa de Cal

As seguintes maneiras estão na ordem de preferência da Beta Analytic:

1 – Datar o material orgânico extraído da argamassa de cal

A datação por radiocarbono deste tipo é possível desde que haja uma quantidade suficiente de madeira, carvão ou outros restos de plantas na amostra. A precisão dependerá de quais materiais orgânicos sejam extraídos, e se eles eram contemporâneos ao período de construção. Se a madeira ou carvão encontrado na argamassa for de árvores “antigas”, então haverá um número “X” de parcialidade em relação aos anos no resultado, baseado em quão antigo era o carbono nas árvores.

2 – Datar a argamassa de cal diretamente

Também é possível datar a argamassa de cal diretamente, mas geralmente não a partir de itens expostos aos elementos porque a argamassa reage à chuva ou às águas subterrâneas para absorver carbono na forma de carbonatos inorgânicos dissolvidos. A datação de argamassa de cal ou reboco é muito problemática e produz resultados muito variáveis, até mesmo quando o material não tenha sido exposto àáguas subterrâneas ou de chuva. Por estes motivos, não recomendamos a datação de argamassa de cal propriamente dita, mas sim dos materiais orgânicos recuperados a partir dela.

NOTA: As amostras de depois de 1650 DC produzem intervalos múltiplos de calibração. Isto se deve às suas sobreposições estatísticas, com o inicio da revolução industrial (e a liberação de grandes quantidades de combustíveis fósseis) e os testes com armas nucleares na atmosfera nas décadas de 50 e 60.

Quantidades Necessárias de Amostra

A datação por EMA é necessária para quaisquer amostras enviadas devido à pequena quantidade de carbono disponível. O laboratório necessita de 1 a 4 mg de carvão ou de 2 a 5 mg de madeira ou planta não carbonizada depois que tenha sido feita a limpeza, o pré-tratamento e a retirada completa da argamassa de cal por digestão ácida. É difícil determinar a quantidade de argamassa de cal necessária; depende da quantidade de material carbonizado ou de plantas presentes na amostra.

Se você deseja que datemos diretamente a argamassa de cal ou reboco, por favor telefone para o laboratório ou escreva para lab@radiocarbon.com antes de enviar as suas amostras./p>