AMS dating textiles

Datação de Produtos Têxteis por AMS

Tamanho de amostra recomendado (É possível fazer a análise de amostras menores – Por favor entre em contato conosco para maiores informações)
10 a 20 mg
Recipiente recomendado
Saco plástico com fecho, estilo Ziplock (embrulhar amostras pequenas em alumínio para evitar esmagamento durante transporte)
Recomendamos que o envio das amostras seja realizado em pequenas caixas sempre que possível (em vez de usar envelopes) para proteger a integridade física das amostras.
A Beta Analytic não faz a datação de produtos têxteis, a menos que faça parte de um processo acadêmico multidisciplinar.

Obs – As taxas incluem medições de d13C, relatórios de garantia de qualidade, calibração de calendário quando necessária, acesso eletrônico permanente a resultados anteriores e análises em andamento.

Pré-tratamento – É importante compreender os pré-tratamentos aplicados às amostras, visto que os mesmos afetam diretamente o resultado final. Fique à vontade para entrar em contato conosco para discutir sobre os pré-tratamentos ou solicitar que entremos em contato depois que os mesmos tenham sido feitos (e antes da datação). Devido ao alto custo para o laboratório em tempo e recursos, os custos dos pré-tratamentos de extração de celulose e de extração de solventes são incorridos mesmo se as análises de radiocarbono forem canceladas.

*****

A maioria dos pesquisadores desejam preservar as amostras têxteis e enviam a quantidade mínima possível. Portanto, a técnica mais apropriada de datação de produtos têxteis por radiocarbono é a datação por Espectrometria de Massas com Aceleradores (AMS) devido à pequena quantidade de amostra necessária quando se usa este método.

Todos os Produtos Têxteis Podem Ser Datados Com Precisão?

As amostras de produtos têxteis bem conservados, com uma boa estrutura e que não tenham sido tratadas com quaisquer produtos conservantes, irão fornecer resultados precisos. As amostras retiradas de produtos têxteis que tenham sido tratados com aditivos ou conservantes apresentarão uma idade incorreta de radiocarbono.

Para assegurar-se que o produto têxtil possa ser datado, favor enviar por email uma descrição ou fotos do mesmo em alta resolução para que façamos uma avaliação preliminar.

Recomendações de tamanho de amostras

Mande 10 a 20 miligramas de amostra têxtil para datação com radiocarbono. Isso equivale aproximadamente ao tamanho de um selo postal. Esta amostra pode ser uma tira bem fina ou retirada de uma área danificada. Se não for possível fornecer uma amostra com estas dimensões, o nosso laboratório poderá analisar amostras menores, mas não poderá fazer um pré-tratamento tão agressivo para remover os contaminantes.

Política da Beta Analytic Relacionada à Datação de Produtos Têxteis

O laboratório não faz a datação de produtos têxteis ou outros itens valiosos ou de valor inestimável, a menos que seja solicitada e paga por uma agência governamental reconhecida, um museu importante ou outro órgão oficial que esteja investigando os materiais como parte de um processo acadêmico multidisciplinar.

Você poderá enviar a sua amostra através de um arqueólogo profissional, o qual irá avaliar se a mesma é adequada para a datação por radiocarbono.