AMS Stable Carbon and Nitrogen Isotopes

Medição de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio (δ13C e δ15N)

O tamanho da amostra necessário depende do material e da necessidade de pré-tratamento (ver abaixo)
Recipiente recomendado
Saco plástico com fecho, estilo Ziplock (embrulhar amostras pequenas em alumínio para evitar esmagamento durante transporte)
Recomendamos que o envio das amostras seja realizado em pequenas caixas sempre que possível (em vez de usar envelopes) para proteger a integridade física das amostras.

Para amostras de água – Utilize um frasco pequeno que não tenha sido usado anteriormente e encha até o topo sem deixar espaço vazio. Envie-o para o laboratório em uma caixa de papelão resistente com enchimento suficiente para evitar a quebra dos frascos durante o transporte.

Prazo de entrega: 7 dias úteis para amostras já pré-tratadas e 14 dias úteis para amostras que necessitem de pré-tratamento

Observação – O nosso laboratório também fornece medições d13C e d15N em conjunto com a datação por carbono 14. Nós rotineiramente fornecemos testes d15N em colágeno ósseo. Para outros tipos de materiais, entre em contato para discutirmos opções.

Nossos preços de datação AMS para ossos incluem medições d13C, medições d15N (exceto em ossos cremados), relatórios de garantia de qualidade, calibração de calendário quando aplicável, e acesso web 24/7 para resultados anteriores e análises pendentes. É cobrada uma taxa de extração de colágeno, além do preço normal. Se o colágeno não for adequado para a datação por radiocarbono, a análise pode ser cancelada.

As razões d13C e d15N são medidas com o emprego de um espectrômetro de massa de razão isotópica (IRMS). Dependendo da qualidade da amostra, pode acontecer de não conseguirmos fornecer medições d15N para ossos carbonizados ou queimados. Entre em contato conosco antes de enviar ossos queimados.

Pré-tratamento – É importante compreender o pré-tratamento aplicado às amostras, uma vez que afeta diretamente o resultado final. Contate-nos para mais informações.

Tamanhos recomendados de amostras

A tabela a seguir lista os tamanhos mínimos recomendados, embora possam não ser suficientes em alguns casos. Se você quiser analisar d13C e d15N, por favor, dobre ou triplique os pesos especificados na tabela.

Utilize esta folha de dados (http://www.radiocarbon.com/d13cd15n.pdf) ao enviar amostras para a análise de d13C ou d15N que NÃO ATRELADAS à análise por C14.

Entre em contato pelo lab@radiocarbon.com em caso de dúvida sobre a adequação ou o peso de sua amostra.

MaterialNão tratadoTratado
Osso/Chifre/Osso queimado2-10 gramas *2 miligramas
Carvão10-20 miligramas *5 miligramas
Esterco10-20 miligramas *2 miligramas
Otólitos de peixe (apenas d13C)7-10 miligramas *2 miligramas
Foraminífera (apenas d13C)5-10 miligramas **2 miligramas
Cabelo20-50 miligramas *2 miligramas
Insetos (quitina)20 miligramas *2 miligramas
Couro50-100 miligramas *2 miligramas
Sedimento orgânico/gyttja2-10 gramas *20 miligramas
Turfa50-100 miligramas *2 miligramas
Plantas/sementes10-20 miligramas *2 miligramas
Pólen20 miligramas *4 miligramas
Concha / Coral / CaCO3 (apenas d13C)20-50 miligramas *2 miligramas
Têxtil20-50 miligramas *2 miligramas
Água para extração de COD (apenas d13C)1-2 mililitros (pH máximo ~8) ***
Madeira10-20 miligramas *2 miligramas

* O mínimo necessário é 300 microgramas de carbono após o pré-tratamento.
**Essa é a quantidade recomendada. Para uma quantidade mínima, entre em contato para discutirmos opções.
*** Utilize um frasco pequeno e encha até o topo sem deixar espaço vazio.