Serviços de datação via AMS do Beta Analytic

Beta AMS Lab

A técnica de espectometria de massa com aceleradores (AMS em inglês) forma a maior parte dos pedidos de análise que o Beta Analytic recebe a cada dia. Podem haver vantagens consideráveis em usar a técnica AMS em muitas aplicações de datação, o que torna possível estender a datação por radiocarbono em muitas novas áreas de investigação . A AMS também permite aplicações em situações importantes que não podem ser datados por meio da técnica de datação radiométrica.

O Beta Analytic tem provido serviços de datação por radiocarbono via AMS para a comunidade científica internacional desde 1983. A empresa fornece rotineiramente resultados de datação por radiocarbono via AMS no prazo de 14 dias úteis.

Procedimento de Datação via AMS do Beta Analytic

A medição AMS é feita em grafite, produzido por redução em hidrogénio da amostra de CO2 ao longo de um catalisador de cobalto. O CO2 é obtido a partir da combustão da amostra a 800°C + em uma atmosfera de oxigénio a 100%. O CO2 é em primeiro lugar secado com metanol / gelo seco; em seguida, ele é recolhido em nitrogênio líquido durante a reação subsequente de grafitização. A reação idêntica é realizada em padrões de referência, amostras internas de controle de qualidade, e fundos para garantir química sistemática.

O resultado analítico (“BP” ou “pMC”) i s obtido através da medição da amostra C14 / C13 em relação ao C14 / C13 em ácido oxálico II (NIST-4990C) em um dos nossos próprios e múltiplos aceleradores de partícula, utilizando fonte de ions SNICS. Amostras de garantia de qualidade são medidas juntamente com as incógnitas e apresentadas separadamente em um “relatório de controle de qualidade“. Exigimos que os resultados para as amostras de controle de qualidade estejam dentro das expectativas dos valores conhecidos antes de aceitar e relatar os resultados de qualquer amostra.

O resultado da análise por AMS é corrigido em função do fracionamento total do d13C do grafite de maquinagem. O d13C da amostra relatado é obtido de diferentes formas, dependendo do material da amostra. Materiais orgânicos sólidos são utilizados em subamostras e convertidos em CO2 com um analisador elementar (EA, em inglês). Água e carbonatos são acidificados em uma bancada para produzir CO2. Tanto o EA quanto a bancada são conectadas diretamente a um espectrômetro de massa de razão isotópica (IRMS, em inglês). O IRMS realiza a separação e a medição das massas de CO2 (44, 45 e 46), e o cálculo do d13C da amostra.

Conformidade Garantida entre as Amostras e os Padrões de Referência

Suas amostras serão colocadas na máquina AMS para a grafitação,junto com amostras deste mesmo contexto, com idades modernas e conhecidas pela Beta Analytic. Estes materiais adicionais são submetidos aos mesmos pré-tratamentos químicos e síntese de grafite que as suas amostras. Isto é indispensável para obter precisão na datação por radiocarbono. As amostras são colocadas de forma intercalada dentro da máquina de AMS para fornecer medições de referência para os cálculos de idade e as verificações necessárias. Somente em raras exceções é aceitável analisar incógnitas preparadas separadamente dos padrões de referência.

Vantagens da Análise pela técnica AMS

  • Pode ser usada na datação por radiocarbono de um miligrama de carbono ou até menos.
  • A pequena quantidade de amostra necessária para a análise pode permitir o uso de uma amostragem mais seletiva.
  • A exigência de usar amostras pequenas muitas vezes permite a realização de um pré-tratamento mais intenso do que seria possível.
  • A pequena amostra coletada lhe permite arquivar ou guardar uma porção do material original.
  • Os erros estatísticos são menores em amostras mais antigas e menores.
  • A medição é quase simultânea entre as normas de referência e as incógnitas.

O menor prazo de entrega

Os resultados da datação por carbono-14 através da técnica AMS são entregues dentro do prazo de 14 dias úteis no caso do Serviço Convencional de Entregas e dentro de 6 dias úteis no caso do Serviço Prioritário de Entregas. Os prazos de entrega citados são independentes da quantidade de amostras enviadas para a datação por radiocarbono. Quando suas amostras são recebidas, informamos uma data prevista de entregas dos resultados por email e também confirmamos que as amostras chegaram com segurança.

A Beta Analytic inicia os tratamentos químicos imediatamente. A mesmo tempo que amostras de mesma origem, amostras de idade recente e com idades conhecidas passam pelo processo de datação por carbono.Todas estas amostras são enviadas para o acelerador. Nós então calibramos o resultado em datas de calendário, aplicamos a correção isotópica (quando necessária), e enviamos o relatório da datação em carbono 14 para você.

Datação Sistemática pela Técnica EMA

Cada vez mais pesquisadores estão usando uma combinação das técnicas de datação por EMA e radiométrica a fim de responder adequadamente as complexas questões apresentadas por suas pesquisas. As datas de radiocarbono obtidas pela técnica EMA são sistematicamente as mesmas ou compatíveis com os resultados de datação radiométrica entregues pela Beta Analytic desde 1979.

Além dos padrões de referência, colocamos em circulação amostras com idades conhecidas “aleatórias” que tenham sido medidas radiometricamente pela Beta Analytic para evitar resultados tendenciosos. Também temos um programa de controle de qualidade sem precedentes e teremos muita satisfação em enviar-lhe informações sobre o mesmo. Além disso, seguimos todas as regras internacionais de medição e usamos convenções internacionais para os nossos cálculos de datação por radiocarbono.

Estamos sempre disponíveis para responder as suas perguntas.

Por favor, não hesite em nos telefonar, enviar um fax ou e-mail. Temos muitos anos de experiência em todos os aspectos da datação por radiocarbono; toda esta experiência está à sua disposição. Escreva para o seguinte endereço: info@radiocarbon.com.