Controle e Garantia de Qualidade da Beta Analytic

  • A Beta Analytic segue procedimentos rigorosos para garantir a qualidade de seus resultados.
  • A acumulação simultânea das razões isotópicas de carbono garante o controle de qualidade contínuo durante a detecção.
  • Todos os resultados são acompanhados de um relatório de garantia de qualidade.

As amostras destinadas à datação por radiocarbono recebidas no laboratório são imediatamente submetidas a medidas consideráveis de controle de qualidade, começando pela verificação de que a documentação coincide com as amostras recebidas. Cruzamentos de dados são feitos por várias pessoas durante todo o processo de registro, catalogação, pré-tratamento, conversão química, carregamento e detecção pela técnica EMA, redução de dados, cálculo e elaboração de relatórios.

Todas as amostras analisadas são examinadas por pelo menos sete pessoas antes que os resultados das diferentes fases de análise sejam divulgados. Cada uma das pessoas verifica o trabalho e os registros feitos pela pessoa anterior. Medidas de controle de qualidade são seguidas em cada uma das etapas da análise para garantir que a amostra seja manipulada e analisada de forma adequada e precisa.

O cálculo e a comunicação dos resultados são realizados com o uso de um software do laboratório que faz múltiplas verificações em cada um dos resultados. Usamos um amplo sistema de cruzamento de dados que inclui 300 páginas de compromissos de controle de qualidade e que são descritos na documentação de garantia de qualidade da Beta Analytic, de acordo com a certificação ISO-17025.

O monitoramento diário da instrumentação e pureza química também é feito, além das verificações detalhadas feitas pelo computador das análises estatísticas e dos cálculos de idade final.

Controle de Qualidade

Radiocarbon Lab

A injeção sequencial de Carbono 13 e Carbono 12 apóia a medição da razão de Carbono 13/Carbono12 dentro do espectrômetro de massas com aceleradores (EMA), necessária para uma medição precisa da correção de fracionamento total sem depender de medidas relativas e suposições (às quais algumas das máquinas mais antigas estão sujeitas). A injeção sequencial de Carbono14, Carbono 13 e Carbono 12 permitem o cálculo de idade, usando razões de Carbono 14/Carbono 12 e Carbono 14/Carbono 13. A acumulação simultânea de razões de Carbono 14/Carbono 12, Carbono 14/Carbono 13 e Carbono 13/Carbono 12 garante o controle de qualidade contínuo durante a detecção; o cálculo de cada uma fornece três medidas diferentes para garantir que o percurso do isótopo permaneça estável durante a análise.

Além de medir a razão de Carbono 13/Carbono 12 dentro do EMA (correção para o fracionamento total para derivar a idade de radiocarbono convencial/pMC mais precisa), a razão de Carbono 13/Carbono 12 da amostra também é analisada em um espectrômetro de massasde razão isotópica. A Beta Analytic tem acesso a dois Espectrômetros de Massas de Razão Isotópica do modelo Thermo-Finnegan Delta Plus em seu laboratório. Cada um deles é capaz de realizar 70 medições por dia. Três máquinas estão disponíveis em nossas instalações para garantir um rendimento constante.

Múltiplos parâmetros são testados com cada amostra antes que os dados sejam aceitos. Isto inclui (mas não se limita) a corrente catódica, o extrator de corrente, a corrente do foco de césio, Carbono-14/Carbono 12 de alta energia, razão de Carbono 14/Carbono 13 de alta energia, razão de Carbono 13/Carbono 12 de baixa energia, corrente de Carbono 12 de baixa energia, corrente de Carbono 13/Carbono 12 de baixa energia e contagens fechadas de Carbono 14. Uma vez aceitas, as razões entre e dentro do padrão moderno de referência do Ácido Oxálico são utilizadas para calcular a fração de valor moderno do material analisado.

Relatório de Garantia de Qualidade

Os clientes da Beta Analytic recebem relatórios de garantia de qualidade com seus resultados. O relatório de garantia de qualidade fornece os resultados dos materiais de referência que foram utilizados para validar as análises de radiocarbono antes da preparação do relatório. Os materiais de referência de valores conhecidos são utilizados com as amostras quase simultaneamente. Os resultados são reportados como valores esperados em comparação com os valores medidos. Os valores reportados são calculados de acordo com a norma NIST SRM-4990B e corrigidos por causa do fracionamento isotópico. Os resultados são relatados usando a medida analítica direta conhecida como porcentagem de carbono moderno (pMC, em inglês) com um desvio padrão relativo.