Obs – As taxas incluem medições de δ13C, relatórios de garantia de qualidade, calibração de calendário quando necessária, acesso eletrônico permanente a resultados anteriores e análises em andamento. Solicite um orçamento
Pré-tratamento – É importante compreender os pré-tratamentos aplicados às amostras, visto que os mesmos afetam diretamente o resultado final. Fique à vontade para entrar em contato conosco para discutir sobre os pré-tratamentos ou solicitar que entremos em contato depois que os mesmos tenham sido feitos (e antes da datação).
As seguintes maneiras estão na ordem de preferência da Beta Analytic:
1 – Datar o material orgânico extraído da argamassa de cal
A datação por radiocarbono deste tipo é possível desde que haja uma quantidade suficiente de madeira, carvão ou outros restos de plantas na amostra. A precisão dependerá de quais materiais orgânicos sejam extraídos, e se eles eram contemporâneos ao período de construção. Se a madeira ou carvão encontrado na argamassa for de árvores “antigas”, então haverá um número “X” de parcialidade em relação aos anos no resultado, baseado em quão antigo era o carbono nas árvores.
2 – Datar a argamassa de cal diretamente
Também é possível datar a argamassa de cal diretamente, mas geralmente não a partir de itens expostos aos elementos porque a argamassa reage à chuva ou às águas subterrâneas para absorver carbono na forma de carbonatos inorgânicos dissolvidos. A datação de argamassa de cal ou reboco é muito problemática e produz resultados muito variáveis, até mesmo quando o material não tenha sido exposto àáguas subterrâneas ou de chuva. Por estes motivos, não recomendamos a datação de argamassa de cal propriamente dita, mas sim dos materiais orgânicos recuperados a partir dela.
NOTA: As amostras de depois de 1650 DC produzem intervalos múltiplos de calibração. Isto se deve às suas sobreposições estatísticas, com o inicio da revolução industrial (e a liberação de grandes quantidades de combustíveis fósseis) e os testes com armas nucleares na atmosfera nas décadas de 50 e 60.
A datação por EMA é necessária para quaisquer amostras enviadas devido à pequena quantidade de carbono disponível. O laboratório necessita de 1 a 4 mg de carvão ou de 2 a 5 mg de madeira ou planta não carbonizada depois que tenha sido feita a limpeza, o pré-tratamento e a retirada completa da argamassa de cal por digestão ácida. É difícil determinar a quantidade de argamassa de cal necessária; depende da quantidade de material carbonizado ou de plantas presentes na amostra.
Se você deseja que datemos diretamente a argamassa de cal ou reboco, por favor telefone para o laboratório ou escreva para lab@radiocarbon.com antes de enviar as suas amostras.
Crédito da imagem: Berrucomons (sob licença CC BY-SA 3.0)