Como enviar o seu formulário electrónico

1 – Dados da amostra

1. Preencha um formulário eletrônico por amostra

2. Clique em “Adicionar amostra” para salvar um registro

3. Clique em “Concluído. Prosseguir ao próximo passo”, depois de adicionar todos os seus formulários

4. Indique o seu contato e informações de pagamento

5. Inspecione todos os formulários, conforme necessário

6. Clique em “Enviar”

Características do formato eletrônico:

– Preencher vários formulários agora é mais fácil. É possível duplicar qualquer formulário e apenas indicar um novo código de amostra e editar outros campos como o peso.

– Você pode editar ou excluir um formulário antes de enviar os outros formulários para o laboratório.

– É necessário preencher suas informações de contato e de pagamento apenas uma vez.

– É possível verificar os formulários antes do envio. Os formulários são enviados para o laboratório apenas depois do clique em “Enviar”.

Informações da amostra (*Campos obrigatórios)

* Código da amostra – Por favor insira um código interno de referência para cada amostra. Este é um código de identificação único para cada item fornecido e também deve ser indicado no recipiente da amostra. Este é o código que aparecerá no relatório final. O código deve ser de no máximo 12 caracteres.

* Tipo de Material – Se o material não estiver na lista, selecione “Outros” e digite o tipo de material no espaço fornecido.

Peso – Por favor, indique o peso da amostra e selecione a unidade de medida no menu. As opções são mg, g, ml, l.

Contaminação – Indique se existe evidência de contaminação, como penetração de raízes, lixiviação, ácidos húmicos, etc.

Informação ambiental e estratigráfica – Adicione uma descrição geral do local onde a amostra foi coletada.

* Localização geográfica geral – Indique a localização geográfica em que a amostra foi coletada.

Serviços

AMS
Standard (entrega de resultados em no máximo 14 dias úteis)
Priority (entrega de resultados em no máximo 6 dias úteis)
Time Guide (entrega de resultados em no máximo 2-3 dias úteis)

NOTA: Os resultados de amostras ósseas complicadas podem demorar mais alguns dias.

RadiometricPlus

Não se aplica a ossos, sedimentos, fitólitos, pólen, foraminíferos, dentes, otólitos de peixes ou água. Os resultados são divulgados em até 30 dias úteis. O laboratório precisa de 3-4 gramas de carbono, após o pré-tratamento.

Serviços adicionais

Extração de solvente – Aplicável para amostras enviadas para datação por AMS contaminadas com tintas, conservantes, óleos, alcatrão, etc.

A extração de solvente é útil para amostras ósseas e de plantas e/ou madeira carbonizadas ou não, que foram expostas aos hidrocarbonetos fósseis no solo ou durante o seu armazenamento (por exemplo, com fumegante/inseticida), e no caso do uso de alguns conservantes.

Extração de celulose – Aplicável para amostras museológicas e de madeira não queimadas, contaminadas com fumegantes, conservantes ou por manipulação excessiva.

A extração de celulose é útil para amostras de madeira e plantas não carbonizadas que podem ter sido expostas a altos níveis de poluição natural ou antrópica, e que não pode ser removida com o pré-tratamento padrão ácido / alcalino / ácido. Isto pode incluir a contaminação de insetos, e de alguns tipos de conservantes aplicados. OBSERVAÇÃO: A extração de celulose é recomendada para estudos de anéis de árvores para garantir a remoção de resinas orgânicas naturais que podem migrar através da árvore.

Extração de colágeno – Método convencional, aplicável apenas a ossos não cremados

Ultrafiltração – Aplica-se apenas a ossos não cremados

Extração de carbonato – A extração de carbonato é utilizada para datar ossos completamente incinerados (aquecidos acima de 600°C durante tempo suficiente para formar cristais grandes de carbonato estrutural consolidado, essencial na dieta de um indivíduo). Os ossos cremados não contêm colágeno, são brancos, e não mostram coloração azul, preta ou cinza na superfície ou no interior do osso quando ele é quebrado em dois. Fragmentos ósseos cremados podem ser significativamente menos densos do que ossos normais.

δ13C – Incluso com todas as medições de C14. Disponível também separadamente (taxa adicional).

δ15N – Recomendado para amostras ósseas na análise isotópica de dieta. Grátis para ossos não cremados. Disponível com ou sem C14. As taxas variam conformemente.

δ18O – Grátis para carbonatos e água. Disponível com ou sem C14. As taxas variam conformemente.

δD – Grátis para água. Disponível com ou sem C14. As taxas variam conformemente.

C:N – Grátis para ossos não cremados. Disponível com ou sem C14. As taxas variam conformemente.

Valor Delta-R – Para amostras de carbonatos marinhos

Por favor, visite nosso site para obter o valor Delta ± R da região geográfica geral do lugar de coleta das amostras, e envie o valor para o laboratório, juntamente com o valor DeltaRErr (sem este número o valor Delta-R não é válido). Observação: Um valor negativo Delta-R fará com que a data seja mais antiga (geralmente considerando a diluição de água doce na média global do ambiente marinho).

Ao encontrar a sua localização, é possível ampliar a imagem com a barra à esquerda da tela. Pressione o botão direito do mouse para arrastar e centrar o mapa da sua localização. Quando a sua área estiver centrada e ampliada para algumas centenas de quilômetros, por favor clique sobre a localização da amostra – um ponto verde aparecerá. Clique em “Get Data” (obter dados). A tabela com os 10 pontos conhecidos mais próximos aparece. Assinale um ou mais valores na tabela. Por favor, leve em conta as distâncias entre os pontos e suas localizações, porque alguns podem ser muito remotos e, portanto, não relevantes.

Infelizmente, não podemos dizer que distância deve ter um valor para ser relevante para a sua área.

Agora você pode clicar em “Calcular média de caixas marcadas”. Se não houver pontos próximos à sua localização, avise-nos para que não usemos uma correção local, mas a correção marinha global.

2 – Informação de contato e de pagamento

Você pode editar os formulários antes de enviá-los para o laboratório.

Informações do cliente – Por favor, insira as informações de contato do remetente das amostras. O contato indicado receberá os resultados.

Informações de pagamento – Se o pagamento vai ser processado por outra pessoa, por favor, preencha a seção de contato. Se o pagamento vai ser feito pelo remetente, por favor, marque “Mesmo que o cliente.” Nossas condições de pagamento são encontradas aqui.


Requisitos para o tamanho da amostra – Por favor consulte em nosso site o peso necessário das amostras a serem enviadas para o laboratório: www.radiocarbon.com/portugues/arqueologia-requisitos-amostras.htm

Recipiente da amostra – Coloque amostras grandes para análise de radiocarbono diretamente em sacos de plástico com zíper. O saco plástico não contaminará a amostra. Amostras pequenas, ou que contenham partículas pequenas, deverão ser embrulhadas em lâminas de alumínio. Coloque cada uma das amostras embrulhadas em um saco plástico com zíper, etiquetado com o código da amostra. Para amostras de água subterrânea, coloque as garrafas em um saco plástico e sele-o com lacre ou fita adesiva reforçada. Se as garrafas vazarem durante o transporte, a água não deverá danificar a caixa em que as amostras estão sendo transportadas.

Recomendamos que o envio das amostras seja realizado em pequenas caixas (em vez de envelopes) para proteger sua integridade física durante o transporte. Geralmente, o equipamento utilizado pelos serviços postais passa os envelopes por rolos durante o processo de classificação automática, e a pressão exercida durante o processo é suficiente para esmagar pequenos pedaços e transformá-los em pó.

Transporte – Por favor, consulte em nosso website nossos endereços de envio e a declaração aduaneira recomendada: www.radiocarbon.com/portugues/arqueologia-enviar-amostras.htm. Recomendamos enviar o pacote com rastreamento. Por favor envie-nos um e-mail com o nome da empresa de envio e o número de rastreamento para controlarmos a chegada de suas amostras.