Serviços de datação por AMS do Beta Analytic

Beta AMS LabA análise mais pedida ao Beta Analytic é a espectrometria de massas com aceleradores (AMS). A técnica AMS oferece muitas vantagens quando aplicada à datação por C14, permitindo estender a análise a muitas novas áreas de investigação. A AMS também possibilita aplicações em situações em que a datação radiométrica não pode ser feita.

O Beta Analytic provê serviços de datação por radiocarbono com AMS para a comunidade científica internacional desde 1983. A empresa fornece resultados de datação por radiocarbono com AMS no prazo de até 14 dias úteis.

Procedimento de datação por AMS do Beta Analytic

A medição AMS é feita em grafite produzido pela redução em hidrogênio da amostra de CO2 ao longo de um catalisador de cobalto. O CO2 é obtido a partir da combustão da amostra a mais de 800°C em uma atmosfera de oxigênio a 100%. Primeiro, o CO2 é secado com metanol/gelo seco; em seguida, ele é recolhido em nitrogênio líquido para a grafitização subsequente. Uma reação idêntica é realizada em um padrão de referência, uma amostra interna de controle de qualidade, e uma amostra background para garantir a química sistemática.

O resultado analítico (BP ou pMC) é obtido através da medição de C14/C13 da amostra relativo ao C14/C13 em ácido oxálico II (NIST-4990C) em um dos muitos aceleradores de partículas do Beta, utilizando fonte de íons SNICS. As amostras de garantia de qualidade são medidas juntamente com as desconhecidas e reportadas separadamente em um relatório de controle de qualidade. O Beta exige que os resultados das amostras de controle de qualidade estejam dentro das expectativas dos valores conhecidos antes de aceitar e reportar os resultados de qualquer amostra.

O resultado da análise por AMS é corrigido em função do fracionamento total do d13C do grafite. O d13C reportado da amostra é obtido de diferentes formas, dependendo do material. Materiais orgânicos sólidos são subamostrados e convertidos em CO2 com um analisador elementar (AE). Água e carbonatos são acidificados em uma bancada para produzir CO2. Tanto o AE quanto a bancada são conectados diretamente a um espectrômetro de massas de razão isotópica (IRMS). O IRMS separa e mede as massas de CO2 (44, 45 e 46) e calcula o d13C da amostra.

Conformidade garantida entre as amostras e os padrões de referência

As amostras são colocadas no equipamento de AMS para a grafitização junto com amostras do mesmo contexto com idades modernas e conhecidas pelo Beta Analytic. Esses materiais adicionais são submetidos aos mesmos pré-tratamentos químicos e síntese de grafite que as amostras sendo analisadas. Isso é indispensável para a precisão na datação por radiocarbono. As amostras são colocadas intercaladamente dentro do equipamento de AMS para proporcionar as medições de referência para os cálculos de idade e as verificações necessárias. Em raras exceções, é aceitável analisar amostras desconhecidas preparadas separadamente dos padrões de referência.

Vantagens da análise pela técnica AMS

  • Pode datar amostras contendo um miligrama de carbono ou menos;
  • A pequena quantidade necessária para a análise pode permitir uma amostragem mais seletiva;
  • Amostras pequenas muitas vezes permitem um melhor pré-tratamento;
  • A análise requer uma porção pequena da amostra, permitindo arquivar ou guardar o material original excedente.
  • Os erros estatísticos são menores em amostras mais antigas e menores.
  • A medição é quase simultânea entre as normas de referência e as amostras desconhecidas.

Por que é importante realizar todos os passos da análise em um só laboratório?
Aviso legal: Este vídeo está hospedado em um site de terceiros e poderá conter publicidade.

O menor prazo de entrega

Os resultados da datação por carbono-14 por AMS são entregues dentro de 14 dias úteis pelo serviço Standard AMS, e em até 6 dias úteis pelo Priority AMS. Os prazos de entrega independem da quantidade de amostras enviadas para a datação. Quando as amostras são recebidas, o laboratório confirma que elas chegaram com segurança e informa a data prevista da entrega dos resultados.

O Beta Analytic inicia os tratamentos químicos imediatamente após receber uma amostra. Ao mesmo tempo, inicia as datações das amostras background, modernas e de idade conhecida. Todas as amostras são levadas ao AMS. Quando é realizada a calibração calendárica, é aplicada a correção isotópica (quando necessária). Os resultados são publicados no Portal Beta.

Última atualização: fevereiro de 2020