Tamanhos recomendados de amostras

As seguintes recomendações não são requisitos, mas sim orientações gerais. Podemos analisar quantidades minúsculas de carbono em nossos espectrômetros de massas com aceleradores (AMS).

Para amostras de tamanhos iniciais menores que os listados, por favor entre em contato para discutirmos possíveis limitações das análises.

Os tamanhos recomendados para amostras individuais podem variar. Sempre aconselhamos que você escolha as melhores amostras para os seus objetivos de pesquisa. Consulte-nos se acredita que as suas amostras são demasiadamente pequenas.


As quantidades listadas abaixo supõem que o material esteja seco, limpo e livre de matriz aderida ou associada. É especialmente importante considerar isso quando for enviar uma amostra com tamanho muito próximo ao mínimo recomendado.

Clique no nome do material para ver informações sobre taxas extras (quando aplicáveis), seleção de amostras e procedimentos de pré-tratamento no laboratório.

Tipo de material Datação por 14C Tamanho recomendado de amostra Análises inclusas à datação por 14C (se amostra for suficiente)
Água (CID) 250 mililitros – 1 litro δ13C, δ18O, δ2H
Água (COD) 1 litro δ13C
Artigos têxteis 20-100 miligramas δ13C
Cabelo ou pelo 20-100 miligramas δ13C
Carvão 5-100 miligramas δ13C
Carvão – pode haver limitações de pré-tratamento 2-4 miligramas δ13C
Cerâmica (resíduos carbonizados de alimentos) 10-100 miligramas δ13C
Chifre 1-4 gramas δ13C, δ15N
CID em água em forma de SrCO3 50 miligramas δ13C
Concha, coral, CaCO3 – com pré-tratamento no laboratório 7-100 miligramas δ13C, δ18O
Concha, coral, CaCO3 – sem pré-tratamento no laboratório 3-6,5 miligramas δ13C, δ18O caso viável
Couro 50-100 miligramas δ13C
Dente – canino ou incisivo inteiros, ou molar com raízes 1-2 dentes δ13C, δ15N
Esterco 5-100 miligramas δ13C
Fitólitos (extraídos pelo solicitante) 300 miligramas δ13C
Foraminíferos (extraídos e selecionados pelo solicitante) – algum pré-tratamento no laboratório 8 ou mais miligramas δ13C, δ18O
Foraminíferos (extraídos e selecionados pelo solicitante) – sem pré-tratamento no laboratório 3-7 miligramas δ13C, δ18O caso viáve
Inseto (quitina) 10-50 miligramas δ13C
Madeira 3-100 miligramas;
50-100 miligramas com extração de celulose
δ13C
Osso não queimado 500 miligramas – 4 gramas δ13, δ15N, %C, %N, e C:N
Osso queimado – deve estar completamente queimado por dentro e por fora 20-100 miligramas δ13C
Osso cremado – fragmentos devem ter coloração branca por dentro e por fora, sem marmorização preta ou azul-acinzentada 200 miligramas – 4 gramas δ13C, δ18O
Otólitos de peixe 5-20 miligramas δ13C, δ18O
Plantas e sementes 3-100 miligramas δ13C
Pólen (extraído pelo solicitante) – com pH completamente neutro, seco e pré-tratado para a remoção de carbonatos 5-15 miligramas δ13C
Pterópodes 5-100 miligramas δ13C, δ18O
Sedimento orgânico, gyttja, turfa argilosa 1-10 gramas (peso seco aproximado) δ13C
Turfa fibrosa 3-100 miligramas δ13C

Pré-tratamento – É importante compreender os pré-tratamentos aplicados às amostras, visto que eles afetam diretamente o resultado final. Fique à vontade para entrar em contato conosco para discutirmos os pré-tratamentos, ou solicitar que entremos em contato depois que os pré-tratamentos tenham sido realizados (antes da datação).

O Beta Analytic não cobra mais taxas de cancelamento e de análises parciais (exceto extração de celulose ou solvente) para amostras insuficientes ou que não produzirem carbono adequado para a datação por AMS.

Observação: Os preços incluem medições de δ13C, relatórios de garantia de qualidade, calibração calendárica (quando aplicável), e acesso eletrônico permanente a resultados anteriores e a análises em andamento.

Embalagem Recomendada

Coloque amostras grandes diretamente em sacos plásticos com fecho de zíper – o plástico não contaminará o material. Amostras pequenas, ou que contenham partículas pequenas, deverão ser envoltas em lâminas de alumínio antes de colocadas dentro de sacos do mesmo tipo. Cada saco deverá ser rotulado com o respectivo código da amostra.

Beta Analytic carbon dating samples packing recommendation

Observação: Manuseie apenas UMA amostra de cada vez. Conclua o processo de embalagem para cada amostra antes de iniciar o próximo. Isto evitará equívocos durante o procedimento de embalagem.

Recomendamos o uso de pequenas caixas de papelão para o envio das amostras (em vez de envelopes) para proteger a integridade física do material durante o transporte. Geralmente, os serviços postais passam os pacotes por rolos durante o processo de classificação automática, e a pequena pressão exercida durante o processo é suficiente para esmagar pequenos pedaços e transformá-los em pó.

Recomendações sobre o envio

Termos de pagamento

Dicas sobre como manusear amostras

Última atualização: novembro de 2023