Obs – As taxas incluem laudos de controle de qualidade, calibração calendárica (quando aplicável) e acesso 24/7 a resultados anteriores e análises em curso. Solicite um orçamento
Pré-tratamento – É importante compreender os pré-tratamentos aplicados às amostras, visto que os mesmos afetam diretamente o resultado final. Fique à vontade para entrar em contato conosco para discutir sobre os pré-tratamentos ou solicitar que entremos em contato depois que os mesmos tenham sido feitos (e antes da datação). Devido ao alto custo para o laboratório em tempo e recursos, os custos dos pré-tratamentos de extração de celulose e de extração de solventes são incorridos mesmo se as análises de radiocarbono forem canceladas.
A maioria dos pesquisadores desejam preservar as amostras têxteis e enviam a quantidade mínima possível. Portanto, a técnica mais apropriada de datação de produtos têxteis por radiocarbono é a datação por Espectrometria de Massas com Aceleradores (AMS) devido à pequena quantidade de amostra necessária quando se usa este método.
As amostras de produtos têxteis bem conservados, com uma boa estrutura e que não tenham sido tratadas com quaisquer produtos conservantes, irão fornecer resultados precisos. As amostras retiradas de produtos têxteis que tenham sido tratados com aditivos ou conservantes apresentarão uma idade incorreta de radiocarbono.
Para assegurar-se que o produto têxtil possa ser datado, favor enviar por email uma descrição ou fotos do mesmo em alta resolução para que façamos uma avaliação preliminar.
Mande 20 a 100 miligramas de amostra têxtil para datação com radiocarbono. Isso equivale aproximadamente ao tamanho de um selo postal. Esta amostra pode ser uma tira bem fina ou retirada de uma área danificada. Se não for possível fornecer uma amostra com estas dimensões, o nosso laboratório poderá analisar amostras menores, mas não poderá fazer um pré-tratamento tão agressivo para remover os contaminantes.
O laboratório não faz a datação de produtos têxteis ou outros itens valiosos ou de valor inestimável, a menos que seja solicitada e paga por uma agência governamental reconhecida, um museu importante ou outro órgão oficial que esteja investigando os materiais como parte de um processo acadêmico multidisciplinar.
Você poderá enviar a sua amostra através de um arqueólogo profissional, o qual irá avaliar se a mesma é adequada para a datação por radiocarbono.
Última atualização: outubro de 2022